terça-feira, 29 de novembro de 2016

Falsificações no TCG


Sendo documentos que passam por um circuito comercial, é de se esperar que hajam cópias não autorizadas dos cards...

Sabemos que a oficina furou mas já tínhamos informações coletadas

Quando um jogador adquire um card, ele espera que este seja autêntico, ou seja, de fato produzido pela empresa responsável pela criação daquele TCG. No contexto da Arquivologia, um documento autêntico é aquele que tem origem e integridade garantida, e ao qual pode ser atribuído fé ou legitimidade (CUNHA e CAVALCANTI, 2008).

O que seria um documento falso? Para a literatura arquivística, é um

"documento alterado, parcial ou totalmente, em sua forma, ou em seu conteúdo"
(CUNHA e CAVALCANTI, 2008)

Já a definição pendente para o lado do Direito afirma que é uma

"cópia ilícita [...] idêntico ou indistinto do original desrespeitando os respectivos direitos. Dois dos elementos essenciais na falsificação comercial são a existência da fraude e a não autorização do fabricante"
(SOUZA, 2013).

E o que leva alguém a forjar um documento dessa maneira? Os TGCs são muitos populares entre os "nerds", e diversos cards são alvos de desejo. Além disso, um jogador consegue reconhecer um card do seu TCG preferido de longe. O que leva algumas pessoas a parodiar alguns cards, usando sua estrutura para compor "memes", imagems de cunho humorístico que se espalham rapidamente pela Internet.


No caso, a paródia é a modificação de um card ou de uma estrutura já existente, tendo um caráter irônico, cômico ou humorístico. Não há o intuito de se fazer passar pelo original:

"A paródia não quer confundir, geralmente quer homenagear a referência, ou pelo menos, lembrá-la, por isso que na sua essência sempre será possível identificar o locus de onde vem a criação."
(PEREZ, 2013).

Geralmente essas paródias ficam apenas na internet, mas elas também podem existir no formato físico. Um bom jogador reconhecerá de imediato um card falsificado dessa maneira, e pode optar por não jogar desviando as regras... ou então juntar-se a baderna, como visto no vídeo abaixo (este vídeo contém algum palavreado e alto índice de referências nerds):

Eu tenho os três supremos desse jogo!
Mas o mago é implacável.

No caso, essas "homenagens" são parte de um processo intertextual, metalinguístico, que evidencia a força do TCG no campo do entretenimento. Algumas empresas podem ser mais lenientes com essas ocorrências, afinal, é uma divulgação do produto. A Wizards of the Coast, por exemplo, reconheceu essas paródias e a presença de cards extremamente cobiçados no Magic, criando suas próprias expansões "zuera": Unglued e Unhinged.

Um dos motivos para não usar jeans quando for jogar Magic

Já a falsificação é algo totalmente diferente.

"trata-se de um processo de imitação de um produto original estabelecido no mercado, com o intuito de comercializá-lo como se fosse o original, tornando-se mais atrativo devido a um preço menor. O processo, assim, é ilícito, e traz danos autorais ao produto original e sua marca".
(SOUZA, 2013)

Aí não temos leniência nenhuma, há violação de direitos autorais, a franquia e os jogadores são lesados. Paradoxalmente, uma das empresas mais agressivas quanto ao assunto é a própria Wizards of the Coast: ela possui em seu site um guia para detectar falsificações.

"dizem que imitação é a forma mais sincera de lisonja. Curiosamente, nossos advogados parecem definir a imitação como uma violação de várias leis federais e internacionais de marcas e direitos autorais puníveis com multas e/ou prisão."
 (ELLIOTT, 2004, tradução nossa)

"Porque, apesar de nossos esforços, caixas ilegais de Magic, bem como cards únicos, estão sendo falsificados, produzidos e distribuídos; e você pode ser a próxima vítima desses criminosos." 
(ELLIOTT, 2004, tradução nossa)

Como a maioria das observações feitas por Elliott (2004) e pela Inside Games (2016) também se aplicam ao Pokémon TCG e ao Yu-gi-Oh, listaremos os três TCGs juntos. Para preservar o caráter interativo da oficina, a indicação de qual card é falso estará no button "Qual é o falso?", bastando clicar em cima do button para revelar a resposta.

Iniciaremos nossa checagem pelo verso. Geralmente as cores numa falsificação as cores são visivelmente imprecisas quando comparado com as de um card real. Embora diferentes expansões ao longo dos anos tenham, ocasionalmente, ligeiras variações de cor, as variações numa falsificação são muitas vezes gritantes. O mesmo vale para o anverso.



O da esquerda é o falso.


O terceiro card, contando de cima para baixo, é o falso.


Os penúltimos cards, contando de cima para baixo, são falsos.

Uma técnica mais refinada consiste em observar a cor do card usando uma lupa. Falsificações possuem uma qualidade de impressão inferior a dos originais, então os "pontos" usados para compor o padrão do card serão mais aleatórios. Além disso, o texto do card usa uma composição bem mais densa.


O da direita é o falso.

O suporte original também é difícil de ser replicado. Cards falsificados muita vezes têm um brilho ou textura estranhos. Além disso, eles irão se degastar de forma bem diferente do que um original, lascando, vincando ou descascando mais rapidamente, em especial nas bordas. O uso de luz negra sobre o card deixa isso ainda mais evidente.


O debaixo é o falso.


O terceiro card e os últimos, contando de cima para baixo, são falsos.


Só os últimos três cards, contando de cima para baixo, são verdadeiros


Testes mais invasivos também podem determinar a autenticidade do card, embora possam vir a danificá-lo permanentemente. A flexibilidade de uma falsificação é diferente da original, então ao arquear o card, o original não sofrerá (tantos) danos, mas a cópia apresentará vincos e fissuras. Outro teste invasivo se dá pela água: umedece-se levemente um cotonete e esfrega-se a ponta em uma pequena área do card. Os originais não sofrerão (tantos) danos, mas um card falsificado irá manchar, soltando a tinta.

O teste mais agressivo literalmente destrói o card. Cards originais apresentam camadas de segurança, então ao rasgá-lo se tornará evidente se o card possui ou não essas camadas. Um card falso irá rasgar bem mais rapidamente se comparado com a mesma força aplicada a um original.


O da direita é o falso.

É possível tentar visualizar as diferentes camadas do card a olho nu

Teste ao vivo de autenticidade no anime

Fechamos por aqui nossa oficina. Esperamos que esse conhecimento seja útil para nossos leitores.



REFERÊNCIAS:

Autenticidade. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet De Lemos, 2008. xvi, 451 p.

ELLIOTT, Mike. Buyer beware. [United States of America], 26 Apr 2004. Disponível em: <http://magic.wizards.com/en/articles/archive/buyer-beware-2004-04-26>. Acesso em: 20 nov 2016.

Falsificação. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet De Lemos, 2008. xvi, 451 p.

Falsificação. In: SOUZA, Lívia. Glossário Pirata. In: PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus; FOGAÇA, José; BATISTA, Leandro Leonardo (Org). Universo sígnico da pirataria: falso? verdadeiro! São Paulo, InMod, 2013. 366 p.

Paródia. In: PEREZ, Clotilde. Glossário Pirata. In: PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus; FOGAÇA, José; BATISTA, Leandro Leonardo (Org). Universo sígnico da pirataria: falso? verdadeiro! São Paulo, InMod, 2013. 366 p.

INSIDE GAMES. [Sinais de autenticidade dos cards]. [Novembro de 2016]. Brasília: [s.n]. Entrevista concedida via e-mail para obtenção de informações para a elaboração de trabalho acadêmico.


ILUSTRAÇÕES:

Ditto (Card da expansão EX Delta Species do Pokémon TCG)


PARA CITAR ESSA POSTAGEM:

SOUZA, Natasha Alves Bêto de. Falsificações no TCG. Brasília, 29 nov 2016.. Disponível em: <http://diplomagic-unb.blogspot.com.br/2016/11/falsificacoes-no-tcg.html>. Acesso em 29 nov 2016.

2 comentários:

  1. A maior dificuldade se a oficina fosse se concretizar seria arrumar cards falsos para comparar com os originais.

    ResponderExcluir
  2. Digitando com os pés porque com as mãos eu estou aplaudindo.

    ResponderExcluir