quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Análise diplomática e tipológica do TCG


Finalmente, o evento que todos aguardavam: a análise diplomática e tipológica no cardgame!

Nossa apresentação está no formato Prezi. Se você não quer sair do blog ou é sensível a crises de labirintite (sério), não se preocupe, o conteúdo da apresentação está logo abaixo do link.


Primeiramente, o propósito da análise diplomática é analisar a constituição do documento para identificar sua verdadeira natureza, de forma a compreender a ação da qual o documento está inserido e o próprio documento em si (BELLOTTO, 2002; DURANTI, 1998, p. 158). Com esse entendimento, as atividades de classificação, descrição e na avaliação podem ser aprimoradas, refletindo de fato as funções do produtor (BELLOTTO, 2002; SOUSA, 2007).

A Diplomática, como a própria palavra já mostra, teve sua origem no estudo dos documentos diplomáticos. Um documento diplomático é um registro legitimado do ato jurídico. Portanto, todo documento diplomático é arquivístico, já que é produzido em decorrência do exercício do ato, sendo prova da mesmo (LEI 8.159, 1991; BELLOTTO, 2002, p. 35).

Porém, o contrário não é verdade. Nem todo documento arquivístico é diplomático. Há "documentos que constituem evidência escrita de atividade juridicamente irrelevante", cuja análise diplomática é possível, mas terá que sofrer adaptações (DURANTI, 1998, p. 158).

E engana-se quem pense que esses documentos são "menos prova" do que comparado aos diplomáticos. Um documento de arquivo materializa a personalidade ou a instituição do qual resultou, seja ela presente na esfera jurídica ou não (CAMARGO, 2009). E um universo onde só legalmente previsto fosse considerado seria algo bem totalitário:

"Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei."
(CONSTITUIÇÃO de 1988, art 5º, II)

Já que ninguém exceto a legislação e o professor podem qualificar o nosso tema como inválido para análise (e já explicitamos o caráter arquivístico do cardgame numa postagem anterior), então, seguiremos com nossa análise. Analisaremos os caracteres extrínsecos e intrínsecos de um documento, conforme definidos por Duranti (1998).


O objeto da análise é o card Professor Sycamore, do Pokémon TCG.

 Anverso e verso do card

Os caracteres extrínsecos do documento são: suporte, formato, forma, gênero, escrita, linguagem, signos especiais e anotações; sendo que o último pode ser considerado como intrínseco, conforme argumentado pela própria autora.

O suporte é o material no qual são registradas as informações do documento. Nosso suporte é papel cartão especial, gramatura aproximada 350 g/m2. O suporte tem destaque no TCG por carregar sinais de autenticidade, como descrito em postagem anterior.

O formato é a configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Nosso formato é o tamanho padrão de card: 84 x 63 x 0,5 mm, com bordas arredondadas.

A forma é o estágio de preparação e transmissão do documento, isto é, se ele é o original, um rascunho ou uma cópia. Nossa forma é uma cópia autorizada, pois esse card tem certo valor de mercado.

O gênero é como o conteúdo é exposto, que tipo de signos são utilizados. Nosso gênero é iconográfico-textual.

O modo de escrita  se refere as fontes e a disposição do texto no documento. Nossa escrita possui uma fonte não serifada, com a espécie do documento destacada por outra fonte, e borda amarela emoldurando o card.

A linguagem corresponde a maneira que o conteúdo é expresso. Nossa linguagem é curta e objetiva, com verbos no imperativo e alguns termos específicos do jogo. No caso, "mão" se refere ao conjunto de cards segurados pelo jogador e que podem ser colocados em campo. Já o termo "comprar" se refere ao ato de retirar os cards do topo do deck e colocá-los na mão.

Os signos especiais identificam a provenência do documento, podendo atuar como sinais de autenticidade. Nossos signos especiais são a Pokébola e o logotipo no verso, que atuam como um monograma no card.

As anotações se referem ao trâmite e identificação do documento. Não temos anotações nos momentos listados por Duranti (1998), mas há elementos que identificam o card (símbolo da coleção e número do card na coleção) e indicam o qual difícil será o seu "trâmite" (raridade). Todos estão localizados no canto inferior direito, sendo respectivamente: card nº 101 da expansão Força Fantasma (Phantom Forces) e raridade incomum (representando pelo losango). Incomum o caramba esse card é difícil de obter

Os elementos intrínsecos são protocolo, texto e escatocolo. Consideramos que elementos como entidade, nome do documento, tipo de ato, relação entre documento e procedimento e tipo de documento já fazem parte da análise tipológica.

Segundo Duranti (1998), o protocolo é a parte inicial do documento, que contém o contexto administrativo da ação. Em nosso protocolo temos a identificação da espécie do card (Treinador: Apoiador), o título do documento (Professor Sycamore) e a ilustração do card.


O texto é a parte que efetivamente lista a ação e as circunstâncias que a rege. Nosso texto tem provimento (disposition/ disposición) direto, não há preâmbulo ou qualquer tipo de exposição do tema. O único adicional que temos é uma cláusula de proibição ("você pode jogar apenas 1 card de Apoiador na sua vez")



Por fim. o escatocolo (protocolo final) é a parte que reitera a legitimidade do documento. Nosso protocolo final contém as subscrições da entidade emissora (Pokémon Company) e do ilustrador (Yusuke Ohmura), além da data do copyright (2014). Quanto à data cronológica, essa expansão foi lançada no Brasil em 20 de fevereiro de 2015.


As entidades relacionadas com o documento são a produtora do jogo (Pokémon Company), a distribuidora no Brasil (COPAG), a revendedora local (Inside Games, por exemplo) e por fim o jogador que adquiriu o card, bem como seus adversários nas partidas que ele jogará.

O nome do documento, como listado na parte inferior, é Professor Sycamore. No TCG esse é um aspecto importante pois só é permitido quatro unidades (referidas como cópias) de um card com o mesmo nome.

Como o TCG não gera ato jurídico, classificaremos a ação como provocada pelo jogador e que atinge apenas a ele durante a partida. Como enfatizado no próprio card, é uma ação que só pode ser executada uma vez por turno. A ação provocada pelo card é o descarte da mão do jogador e a compra de 7 cards do deck.

A  relação entre documento e procedimento é clara: Você precisa do card para executar aquela ação. Já o contexto do card é situado no formato padrão (Standard), com presença nos boosters das expansões XY, Força Fantasma, Turbo Colisão e Cerco de Vapor.

A tipologia documental é a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. Para definimos o tipo documental, é necessário saber das funções do produtor, que é o jogador do Pokémon TCG.

No Pokémon TCG, temos três condições de vitória: o jogador vence se ele comprar todos os prêmios, ou se seu oponente não possuir Pokémon Ativo. Como na maioria dos TCGs, se o oponente sofrer deckout, a vitória é do jogador adversário.

O Pokémon TCG apresenta algumas peculiaridades comparado com os demais TCGs. O deck é composto exatamente por 60 cards, sendo permitidas apenas 4 cópias de cada card (exceto energia básica). É necessário ao menos um Pokémon Básico no deck. A partida se inicia com uma mão inicial de 7 cards e 6 cards reservados como prêmios. Um card é comprado a cada início de turno e 1 energia pode ser ligada a um Pokémon por turno.

O efeito provocado pelo card (Descarte da mão e compra de sete cards) pode não parecer algo inteligente a princípio: você está jogando sua mão fora e se aproximando do deckout. Porém, os jogadores costumam usar muitos cards no seu turno, e esse é o card com o maior poder de compra do formato.

A probabilidade de se pegar o card certo no início do turno é muito baixa (8,5% se o card tiver 4 cópias). E no Pokémon TCG é de suma importância montar sua estratégia antes do adversário, caso você queira vencer. Os Pokémons escolhidos tem que estar em campo e atacando antes do adversário fazer o mesmo.

Por isso os mecanismos de compra são tão importantes: eles permitem que você pegue logo o que precisa no deck. São raríssimas as estratégias que não utilizam 4 cópias desse card. A força desse card é tanta que ele possui um grande número de reimpressões, além de ter outras versões presentes ao longo do Pokémon TCG (JÚNIOR, 2015).







Fechamos nossa análise em:

Suporte
Papel cartão especial, gramatura aproximada 350 g/m2

Formato
84x 63 x 0,5 mm, bordas arredondadas

Forma
Cópia autorizada

Gênero
Iconográfico-textual

Escrita
Fonte não serifada
Espécie do documento destacada por outra fonte
Borda amarela

Linguagem
Curta e objetiva
Verbos no imperativo
Alguns termos específicos do jogo

Signos especiais
Pokébola e logotipo no verso

"Anotações" 
Número do card na coleção
Símbolo da coleção
Raridade

Protocolo
Identificação da espécie do card
Título do card
Ilustração

Texto 
Provimento direto (disposition/ disposición)
Cláusula de proibição

Escatocolo
Subscrição (Entidade emissora e ilustrador)
Data do copyright

Entidades
Produtora do jogo
Distribuidora
Revendedora
Jogador e jogador adversário

Nome do documento
Professor Sycamore

Ação
Descarte da mão e compra de 7 cards do deck
Provocada pelo jogador
Atinge apenas o jogador

Relação entre documento e procedimento
O card é necessário para executar a ação

Contexto
Formato padrão (Standard)
Expansões XY, Força Fantasma, Turbo Colisão e Cerco de Vapor

Tipo documental
Treinador Apoiador de mecanismo de compra


Pode até parecer estranho, mas a análise diplomática e documental também pode ser de grande proveito aos jogadores de TCG. Uma análise diplomática dá ao jogador segurança quanto à autenticidade do card, além de auxiliá-lo no uso correto do card durante a partida. Já a análise tipológica ajuda o jogador a verificar a real importância do card naquele deck, e com isso, construir um deck sólido e efetivo.



REFERÊNCIAS:

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2002. 120 p. (Projeto Como fazer, 8)

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 09 out 2016.

BRASIL. Lei n. 8 .159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arqui-vos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 09 out 2016.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n. 2, p. 26-39, 2009.

DURANTI, Luciana. Diplomatics: new uses for an old science. Lanham: Scarecrow Press, 1998.

JÚNIOR, Valter. Cartas essenciais para o seu deck: Supporter’s. [Juiz de Fora], 25 out 2015. Disponível em: <https://deltapokemon.wordpress.com/2015/10/25/kit-do-treinador-cartas-essenciais-para-o-seu-deck-supporters/>. Acesso em 23 nov 2016.

SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. A classificação como função matricial do que-fazer arquivístico. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de (org). Arquivística: temas contemporâneos. Distrito Federal: SENAC, 2007, p. 125-171.

THE POKÉMON COMPANY; STORMS, Doug; HOSKINSON, David. Regras do Pokémon Estampas Ilustradas. [São Paulo]: COPAG, 2015. 30 p. Disponível em: <http://copag.com.br/pokemon/regras/Regras.pdf>. Acesso em 23 nov 2016.

THE POKÉMON COMPANY. Pokémon TCG Card Database. Disponível em:<http://www.pokemon.com/us/pokemon-tcg/pokemon-cards/>. Acesso em: 05 out 2016.


ILUSTRAÇÕES:

Battle Reporter (Card da expansão Flashfire do Pokémon TCG)


PARA CITAR ESSA POSTAGEM:

SOUZA, Natasha Alves Bêto de. Análise diplomática e tipológica. Brasília, 30 nov 2016. Disponível em: <http://diplomagic-unb.blogspot.com.br/2016/11/analise-diplomatica-e-tipologica-do-tcg.html>. Acesso em 30 nov 201.

Nenhum comentário:

Postar um comentário